A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos (OCDE) publicou hoje dois relatórios de diagnóstico sobre o acesso a financiamento no mercado de capitais pelas empresas portuguesas: “Improving access to capital for Portuguese companies: A survey of unlisted companies” e “Understanding Delistings from the Portuguese Stock Market”, disponíveis aqui.
As análises conjugam dados financeiros e estatísticos com os resultados de um questionário dirigido pela OCDE a várias centenas de empresas, concebido especificamente para este projeto.
Foi a CMVM quem promoveu o lançamento deste projeto em 2018, candidatando-o através da Agência para o Desenvolvimento e a Coesão e com o apoio do Ministério das Finanças e do Ministério da Economia, a financiamento comunitário na competência da Direção-geral de Apoio às Reformas Estruturais da Comissão Europeia, iniciativa que a AEM aplaudiu desde o primeiro momento.
O projeto contou com o envolvimento de um conselho consultivo, designadamente sobre a forma de um Portuguese Companies Circle, no qual a AEM participou em representação das empresas e onde foi uma das vozes mais activas e empenhadas apresentando inúmeras propostas concretas tendo em vista a formulação das recomendações da OCDE.
Espera-se agora que este projecto possa resultar na emissão de um conjunto de recomendações pela OCDE com vista a facilitar o acesso das empresas portuguesas a financiamento de longo prazo e promover o desenvolvimento do mercado de capitais português.