Estrutura e Órgãos Sociais

Estrutura e Organização

A Associação encontra-se estruturada de modo a potenciar os valores de serviço, colaboração e comunidade subjacentes à ideia da sua constituição e ao sentido de determinação e eficiência da sua actuação.

São Órgãos Sociais da Associação:

– A Assembleia Geral, constituída por todos os Associados, é o órgão máximo da Associação, com competência para deliberar sobre todos os assuntos respeitantes à sua actividade e para eleger os órgãos sociais obrigatórios.

– Ao Conselho Geral incumbe a orientação estratégica da Associação.

– À Direcção compete dirigir a Associação e assegurar a prossecução dos seus objectivos.

– O Conselho Fiscal procede ao exame e à fiscalização das contas da Associação e verifica o cumprimento dos deveres legais e estatutários.

 

Director Executivo

A Direcção da Associação é composta por um Presidente, cinco Vogais e um Director Executivo.

A inclusão de um Director Executivo confere um maior grau de profissionalismo e agilidade à Associação, aumentando o grau de legitimidade e representatividade associativa da Direcção mas também a respectiva eficiência e capacidade de intervenção.

Entre outras funções o Director Executivo assegura a gestão corrente da Associação em cumprimento das orientações fixadas pela Direcção e no respeito pela competência dos restantes órgãos sociais.

 

Comissões Especializadas e Conselho Técnico

A Direcção pode ser assessorada por um Conselho Técnico e por uma ou mais Comissões Especializadas constituídas por pessoas singulares designadas pelos Associados.

Quando exista, o Conselho Técnico constitui um corpo permanente, ao passo que as Comissões Especializadas têm um objecto e uma duração dependente das necessidades de análise em concreto verificadas.

Ao Conselho Técnico, com o apoio das Comissões Especializadas, cabe nomeadamente a preparação dos documentos a serem apresentados no Fórum Anual da Associação.

No momento presente, encontra-se já constituída a Comissão Especializada em Assuntos Jurídicos.

 

Órgãos Sociais Eleitos para o Triénio 2017-2019 – Aqui