Missão e programa de actividades

A AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado nasceu de uma ideia pioneira, a união de um conjunto de empresas organizadas por um fator agregador, o financiamento através do mercado de capitais.
A AEM representa todos as empresas e grupos emitentes listados no Índice PSI, bem como a maioria das empresas emitentes no PSI Geral.  
É a organização que defende os interesses das empresas emitentes e empresas cotadas portuguesas, junto das instituições nacionais, europeias e internacionais, e tem como propósito principal a promoção da competitividade das empresas e o desenvolvimento do mercado de capitais em Portugal.

 

A AEM atua em cinco clusters estratégicos principais, de:

i) Desenvolvimento do conhecimento relevante para a política, desempenho e intervenção no mercado de capitais;

ii) Atuação ao serviço da dinamização do mercado nacional;

iii) Promoção da proteção permanente dos direitos e interesses das sociedades cotadas;

iv) pPromoção de uma cultura de mercado em Portugal; e

v) Atuação como centro de conhecimento de excelência e parceiro de confiança para as empresas cotadas e todas as restantes instituições e partes interessadas.

A AEM tem contribuído para a definição de políticas legislativas inovadoras, novos mecanismos de financiamento, a melhoria do sistema fiscal, o aperfeiçoamento dos sistemas de governo das sociedades e sua monitorização, e o aumento da presença feminina nos conselhos de administração, entre outras iniciativas de mobilização do mercado de capitais para o investimento e o crescimento.

O diálogo permanente e construtivo com as autoridades nacionais e europeias evidencia o papel da associação como uma das vozes mais ouvidas e respeitadas, pelo Governo, pelas entidades reguladoras e, em geral, por todos os agentes e participantes do mercado, em todos os temas do financiamento das empresas e dos valores mobiliários, bem como o intenso trabalho desenvolvido, de enorme relevância pública e representatividade, como plataforma de conhecimento e divulgação de informação sobre os temas de mercado, e na presença persistente, ativa e assertiva, em todos os comités e temas relevantes na discussão sobre o desenvolvimento e promoção do mercado português e da economia nacional.