A Semana Mundial do Investidor é uma campanha mundial promovida pela IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores) com o objectivo de ajudar a consciencializar os agentes de mercado e o público em geral sobre a importância dos mercados de capitais e da educação e da protecção dos investidores, dando destaque a diferentes iniciativas nesta área. Este ano tem como tema central as FinTech e os desafios e oportunidades gerados pela inovação financeira.

Entre as iniciativas de 2018 destaca-se a conferência FinTech e Desenvolvimento do Mercado, durante a qual serão debatidas as conclusões dos dois inquéritos realizados este ano pela CMVM, o 4º inquérito ao investidor e o 1º inquérito FinTech, assim como ações de sensibilização em todo o país.

Juntamente com a AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado, são parceiros da CMVM a APAF – Associação Portuguesa de Analistas Financeiros, a APB – Associação Portuguesa de Bancos, a APFIPP – Associação Portuguesa de Fundos de Investimento e Fundos de Pensões, a APS – Associação Portuguesa de Seguradores, a ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, o BdP – Banco de Portugal e a Euronext.

A Semana Mundial do Investidor (SMI, ou WIW na sigla inglesa) em Portugal decorrerá entre 1 e 11 de outubro. O programa e as várias iniciativas podem ser consultadas em detalhe aqui.