A CMVM publicou o “Relatório sobre os Mercados de Valores Mobiliários” de 2020, o qual analisa a evolução do mercado nacional e dos principais mercados globais e dos instrumentos financeiros em geral.

Em comunicado, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários destaca “a nível internacional, num contexto de significativa deterioração da atividade económica, os principais índices acionistas tiveram um desempenho assimétrico, quer em termos geográficos quer setoriais, refletindo a evolução e os impactos da situação pandémica e a intervenção dos decisores de política monetária e orçamental. Os mercados europeus (-2,8%) e da América Latina (-13,6%) registaram desvalorizações, enquanto os mercados norte-americano (+21,4%) e chinês (+29,0%) apresentaram fortes subidas. A partir do segundo semestre do ano, a atuação concertada a nível internacional no plano monetário e orçamental permitiu maior estabilidade nos mercados.

No plano nacional, e no mercado acionista, o PSI 20 fechou o ano com uma desvalorização de 6,1%, mais pronunciada do que a do principal índice de referência da Zona Euro (STOXX Europe 600), que caiu 4,0%. Os lucros das empresas que integram o principal índice da bolsa portuguesa tiveram uma diminuição de 40,1% face ao período homólogo, com a quebra nas receitas e o pessimismo quanto à recuperação da economia a levar a maioria das sociedades a decidir não distribuir dividendos.”

Relatório sobre os Mercados de Valores Mobiliários de 2020, aqui.