Enquanto membro do Eurosistema, autoridade monetária europeia, o Banco de Portugal pôs em prática, em 2017, diversas medidas de política monetária, contribuiu para a evolução do enquadramento legal na área de pagamentos e esteve particularmente ativo na sua função de saneamento de numerário.

No quadro da sua missão de promoção e salvaguarda da estabilidade financeira, destaca-se, no ano passado, o facto de o Banco de Portugal ter concluído o processo de venda do Novo Banco, ter lançado o novo Portal do Cliente Bancário e ter sido bem-sucedido na avaliação internacional do sistema de supervisão de prevenção e combate ao branqueamento de capitais.

Na área de aconselhamento económico e abertura à sociedade, em 2017, o Banco de Portugal adotou uma agenda de estudos para o próximo triénio e reforçou a produção e divulgação estatística.

Em 2017, o Museu do Dinheiro recebeu diversas distinções nacionais e internacionais. A nível da organização interna, de apontar ainda o facto de o Banco de Portugal ter criado o Gabinete de Proteção de Dados e adotado um novo Plano Estratégico.

O resultado apurado possibilitou a distribuição de dividendos ao Estado no valor de 525 milhões de euros (em 2016, 352 milhões de euros). O total de dividendos e imposto sobre o rendimento relativos a 2017 ascende a 797 milhões de euros.

Leia aqui o comunicado do Banco de Portugal na integra e consulte aqui o Relatório do Conselho de Administração referente a 2017.