A AEM procedeu ontem à apresentação pública do Relatório Católica Lisbon/AEM – Governo das Sociedades em Portugal – 2013.

Trata-se da terceira edição do Relatório que, em conjunto com outras iniciativas da AEM nesta área, contribuiu de modo decisivo para a abertura de uma nova fase do Corporate Governance em Portugal.

O Relatório agora apresentado revelou uma inequívoca evolução positiva no grau de acolhimento das recomendações de governo societário por parte das empresas cotadas, em geral, e das empresas associadas da AEM, em particular.

De facto, a média do Índice Católica Lisbon/AEM atingiu o valor de 9.224 , num máximo de 10.000, face a 9.165 na análise realizada em 2012, e mais de 80% das 43 empresas cotadas consideradas no estudo foram classificadas com uma notação entre AAA e A.

A notação máxima (AAA) foi atribuída a 39,5% das sociedades cotadas.

Face à evolução entretanto conhecida, no panorama do Corporate Governance em Portugal e, em especial, considerada a apresentação, na passada sexta-feira, do novo Código de Governo da CMVM, confirma- se igualmente que o ciclo de Relatórios promovidos pela AEM e produzidos, de forma independente, pela Universidade Católica, tem contribuído, de forma significativa, para a conformação das melhores práticas de Governo das Sociedades em Portugal.

Consulte o Relatório Católica/AEM 2013 aqui

Cobertura jornalística da divulgação pública aquiaquiaquiaqui e aqui